Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Online » Veterinaria

Nossos queridos papagaios

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 05/11/2014 Colunista: Eduardo Filetti


  


Os nossos também tão queridos papagaios...     
O papagaio foi a primeira ave a representar o Brasil no exterior. 
Pero Vaz de Caminha, fez referencia a nossa linda ave tropical, em suas cartas a Portugal.
Essa ave sempre despertou o interesse de outros povos, sendo contrabandeada em larga escala, desde a época do descobrimento do Brasil. O papagaio fala devido ao formato arredondado da língua e da forma do bico.

 Para ensiná-lo, não existe segredo, você pode treiná-lo a partir dos 60 dias de idade. Comece com palavras curtas (de uma a três sílabas). Preferencialmente, ele deve ficar em lugar onde as pessoas circulem e haja sons.
A alimentação é constituída pela semente de girassol, legumes, verduras (eventualmente podem causar diarreias).
Não dê resto de comida.

A ave precisa de sol pela manhã, não deve ficar exposta a correntes de ar, sereno e frio. Evitar deixá-la na cozinha devido os odores. De preferência apare uma das asas e o deixe solto ou em gaiolas grandes...

As doenças respiratórias são comuns a estas aves.
Se ficarem tristes, deixarem de comer, apresentarem corrimento nasal ou ocular e/ou respiração ofegante,  é o momento de procurar o veterinário.

O tempo médio de vida do papagaio é de 60 anos, dependendo logicamente do tratamento que for dado a ele. Ele pode procriar em cativeiro e para isso  precisará de um viveiro bem grande sem muitos puleiros e um bom ninho. O difícil no caso será distinguir o sexo da ave,  pois a única forma fazê-lo com exatidão, é através de um veterinário. Com a laparoscopia, método rápido e seguro será possível distinguir o macho da fêmea.
Não esqueçam, a venda da ave está proibida por lei.  

Eduardo Ribeiro Filetti Médico Veterinário, Professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Pós Graduado em Saúde Pública, Especialista em Clínica e Cirúrgica de Cães e Gatos filetti@filetti.com.br  www.filetti.com.br